Kleo Dibah e Rafael

Kleo Dibah e Rafael

22 DE ABRIL

SÁBADO

A música foi a única responsável por este encontro marcado pelo destino. A amizade que nasceu faz com que, lado a lado, Kleo Dibah e Rafael sigam vivendo o mesmo sonho. Leonardo Galdino Luiz, nome de batismo de Kleo, aos sete anos teve sua primeira dupla, ele que sempre foi apaixonado por música começou a tocar bateria e percussão aos 12 anos, gravando para mais de 100 artistas nos estúdios de Ituiutaba e região. Aprendeu tocar violão, viola, entre outros instrumentos de corda e chegou a seguir carreira solo até montar dupla com Rafael.

Carlos Rafael de Oliveira também começou a cantar aos sete anos, e seu envolvimento com a música o levou a estudar sobre e desde então participou de diversos projetos musicais. Aos 10 anos ganhou seu primeiro prêmio no festival de música de Minas Gerais e na adolescência trocou o Rock pelo Sertanejo. Passou a tocar profissionalmente em bandas baile e duplas sertanejas como guitarrista.

Foi no Conservatório de Música de Ituiutaba, interior do triangulo mineiro, que este encontro se deu. Um já tinha vertente sertaneja, o outro era puro pop-rock. Embora a amizade seja antiga desde a infância, cada um seguiu sua história musical e manteve sua veia. O reencontro, a parceria profissional, veio na juventude mesmo, em meados de 2009. “O Kléo Dibah me convidou para cantar no show dele, uma participação. Nesta época ele cantava solo e eu havia saído da banda de pop rock e estava tocava na sua banda. Eu não era sertanejo, mas, gostava de somar com o show dele. Assim começamos a cantar juntos. Eu quase não sabia muita coisa do sertanejo”, conta Rafael.

Influenciados por amigos, nasceu a dupla Kleo Dibah e Rafael. Uma explosão harmônica de timbres fortes, crescentes e ao mesmo tempo suaves, com uma característica pouco comum: a inversão de voz. Os dois fazem primeira, segunda ou a terceira voz. Em cena, artistas sem rótulos que se complementam em cada canção. “É engraçado como nós dois temos total consciência e sensibilidade, por igual, de tudo que acontece durante o show. Entendemos que nos completamos! Hora sou primeira e ele segunda voz. Hora ele toca e sou o ‘segunda’. É uma mistura muito nossa”, garante Kleo Dibah.

Antes de tudo, os cantores são músicos e instrumentistas. Prova disto é a presença marcante da guitarra no sertanejo que produzem. Da banda baile e banda de rock, ficaram elementos que compõe o estilo inconfundível da dupla, características vindas do Rock, Blues e do Country, formando a receita do som que caiu no agrado público.

Kleo Dibah & Rafael são reconhecidos no meio artístico como grandes compositores, sendo sua discografia quase 100% autoral. O que pouca gente sabe é que muitos sucessos interpretados por grandes artistas são composições da dupla. Entre eles: “Cê que sabe” – Cristiano Araújo, “Sorte é ter você” – João Bosco & Vinícius, “Love Song” – Michel Teló (Tema de novela da Globo em 2013) e outras gravadas por Marcos & Belutti, Lucas Lucco, Barra da Saia, Jorge e Mateus e tantos outros.